quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Já chegou ... FINALMENTE!

Pronto eu tinha que falar disto ... há quem goste, quem não tenha opinião, quem ache completamente estúpido, banal, anormal...eu ADORO!!

Vi o primeiro...três vezes, lol.

Li os quatro livros...aliás devorei-os num instante...

Agora o filme tão esperado...vá, por mim...



Ainda não fui ver...mas estará para breve com toda a certeza, e quem sabe mais que uma vez...lol

Enfim...pensem o que quiserem, mas estou anciosa e com um sorriso parvo na cara só de pensar, e nada me impedirá, lol.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Fim de semana BOM...

Este fim de semana teve vários cheiros, sensações, companhias, cores e momentos bons...



Foi preenchido por uma ida ao teatro, café com alguns amigos que aproveitam todos os momentos para me dar nas "orelhas", lol; conhecer um sítio novo onde me apetece passar mais tempo entre ajuda e partilha de bons e maus momentos se assim for necessário e trabalhinho; trabalho duro também houve e debaixo de muita chuvinha; e mais um almoço de primos que tanto prazer nos dá e agora com um sabor especial porque há um bebé lindo e maravilhoso, o priminho Francisco.



Pois é, desta vez não me posso queixar, tive um fim de semana um pouco cansativo, mas muito divertido.



Na sexta a ida ao teatro era o programa, seguido de um tarefa qualquer no secretariado da qual não fazia ideia do motivo, mas aceitei. Bem o trabalhinho foi parcialmente feito, mas a ida ao teatro foi frustrada, porque há pessoas que não têm relógio, lol. Mas nada acontece por acaso e assim tivemos tempo para uma conversa onde o tema era "dar-me nas orelhas", enfim...obrigada!!!



Sábado há que levantar cedito para cortar uma valente de uma árvore, tadita, mas pronto parece que estava a incomodar o vizinho e já me estava quase a entrar no quarto, há que ajudar a por o mamarracho no chão debaixo de chuva....tarefa cumprida perto da hora de almoço...




Ao fim da tarde o bilhete para ir ao teatro continuava na carteira e há que pegar na mana e no cunhadito e bora lá...desta vez entrámos e divertimo-nos imenso, estava muito fixe amigo actor...parabéns. Como tu mesmo disses-te na sexta: o tua primeira peça como actor. É bom partilhar estes momentos de vitórias com pessoas especiais.

No fim tinha que vir a bela da tripa de chocolate que ainda me andava ás voltas no estômago no domingo de manhã, maldita. Mas ainda no sábado a horas a que ninguém anda no Forum Aveiro, porque não três bananas terem a ideia de ir ver as iluminações de natal e a casa do Pai Natal? E pronto abriu oficialmente, para nós, a época natalícia...cheirava a Natal e apeteceu-nos iniciar assim o nosso espirito natalício, lol. Pronto até andámos a tirar assim umas fotos ridículas, como foi com telé, as ditas não estão aqui porque a naba não as sabe passar para o pc, lol



Domingo, missinha de manhãzinha seguida da preparação do almocinho para rumar á vagueira para o almocinho de primos, seguido de uma tardada de filmes e um passa de colo em colo com o menino francisquinho lindo de 3 mesinhos.



Fim do fim de semana lol, cansada mas feliz....mas...



.... eu tenho sempre um mas, mas não é por mal...é que tenho teste na quarta e não estudei nadinha e agora nem sei para onde me virar com química para estudar e uma catequese para preparar...lol, tudo para o mesmo dia.



Mas tu se resolve quando é feito com vontade...

Obrigada aos intervenientes que fizeram este fim de semana especial...venham mais...estou aqui para aceitar.

Eu sei que vocês querem-me fazer "voar", mas não me atirem do precipício de repente, lol.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

"Cátia...segue os teus sonhos..."

Ultimamente ouso muito a frase: " segue os teus sonhos...desafia-te...", nos últimos tempos, poderei falar de meses e até mesmo de anos, não têm sido fáceis, têm sido de indecisões, medos, incompreensões, "prisões na minha cabeça", amarras no meu coração... e eu não quero cair mais, não quero definhar mais...quero vencer, desafiar-me, perder os meus medos, sonhar e viver esses sonhos, concretizar, atrever-me, VIVER, AMAR...


Sim..."segue os teus sonhos" tem-me sido muitas vezes dito por amigos, familiares...mas hoje pela primeira vez foi-me dito e repetido por um adolescente do 7º ano, um miúdo de 12 anos, que me tem surpreendido pela sua maturidade, associada a uma alegria de viver, e responsabilidade.


Este grupo do 7º ano está realmente a surpreender-me, e o Quenedi em especial. Desde a semana passada que o tema era "Quem sou eu?", até para mim é difícil este tema, e pensei... que faço agora? Como abordar este tema com eles? Como  ajudá-los a conhecerem-se se eu tenho tanta dificuldade em conhecer-me a mim?


A semana passada não foi fácil, abordá-los assim a frio com perguntas : que te faz feliz? quais os teus valores? quais as tuas qualidades? quais os teus sonhos? Revelaram respostas muito vagas... não era de maneira nenhuma a abordagem correcta.


Por isso pensei e resolvi fazer uma coisa diferente...entreguei uma venda a cada um deles, ficaram admirados, mas a medo e curiosidade lá se vendaram, diziam que viam tudo, lol...ai é? Então acendo umas velas pela sala e apago a luz...já não se viam... era isso mesmo que eu queria. Eles sabiam quem estava na sala, os mesmos colegas de sempre, as mesmas catequistas de sempre...mas não se viam, apenas se iam ouvir. E realmente foi mais fácil abordar-mos as mesma questões, as respostas foram fluindo com mais sinceridade, menos medo, mais confiança...mais uma vez o Quenedi me impressionou, falava como se não tivesse 12 anos, como se já tivesse passado por muito...passou por algumas coisas sim, mas a maturidade, o que dizia...eram valores, eram conversas tidas com uma mãe preocupada com a integridade e personalidade de um filho, assim como com mais 3 irmãos.


Ele diz-se poeta, e sabem qual o sonho dele? Escrever mais poemas para que as pessoas encontrem a harmonia e a paz que necessitam quando os lêem...


Qual o teu sonho Cátia? Sei lá, ser Feliz, ter a vida que os meus pais têm...disse eu...Vive os teus próprios sonhos...disse-me ele, duas vezes...caiu-me tudo.

" Meu desabafo é abafado
 pela som da ignorância,
O grito fica apenas ecoado
no desespero e intolerância.
Estão todos amaldiçoados
por não entenderem as diferenças.
Não estamos mais acorrentados,
 mas estamos aprisionados
e sem paciência,
em opiniões sem lógica.
Nossas peles escuras não aguentam mais
e gritam em nossa voz pedindo paz
diferenças raciais
Entre humanos falta amor
Eles julgam-te por opinião mal formada, pela cor.
Lutamos em paz sem vingança,
igualdade racial é a nossa esperança."
Por Quenedi Pires (12 anos)

"Amigo é aquele que o tempo não apaga,
que a distância não esquece
e que a maldade não destrói.
É alguém que tu sentes a teu lado
mesmo estando longe...
Que vem para o teu lado quando choras
e nunca nega um sentimento sincero...
É um sentimento que de longe ganha lugar
no teu coração e tu não substituis por nada...
Ser amigo não é coisa de um dia...
São actos e palavras que se solidificam no tempo
e não se apagam mais,
Que ficam para sempre como tudo que é feito com coração!"
Por Quenedi Pires (12 anos)


E não é que Ele nos está sempre a suspreender mesmo?!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

É com cada pergunta...

Isto de dar catequese a pré-adolescentes...(crianças maiores, jovens...como lhe queiram chamar, lol, porque ele fazem barulho como o "caraças"), está a demonstrar-se um desafio cansativo mas muito engraçado.

Então quando estamos muito concentrados a falar sobre um tema, que previamente preparámos em casa, estudámos, estruturámos até numa folha para não nos perdermos, não é que eles saem com perguntas dos mais variados temas...!!!

È vê-los distraídos, nós para ali a tentar ensinar algo, na nossa concentração e a jorrar palavras, quando um deles está entretido com uma simples página da bíblia  que tem uma figura, que por mais que ele tenta-se explicar eu não percebia e depois vi que era o presépio ... e me pergunta do nada: "Mas afinal porque se houve falar tanto de Jesus e Deus, e tão pouco de Maria e "este aqui"? ",
"Este aqui" era S. José... Após a explicação a esta pergunta, uma das rapariguitas vai e diz: "Mas a minha prof de história diz que não descendemos de Adão e Eva, mas sim dos australopitecos", vai uma pessoa fica a olhar (tipo, de onde saiu esta pg? eu nem estava a falar disto) e lá volto a esclarecer as dúvidas... quando dou por mim, estou a rir-me com as pg que se vão formando naquelas cabecinhas e expelidas pelas suas bocas, mas sempre a tentar esclarecer.

E esclarecer porque? Eu bem podia mandá-los calar, dizer que nem estávamos a falar daquilo, que não tinha tempo para lhes explicar, sei lá, mais uma infinidades de desculpas...mas não, tento sempre esclarecer aquelas cabecinhas, porque é o mais correcto a fazer, posso nem estar muito por dentro de algum tema, mas se assim é tb lhes digo que vou ver melhor e explico na catequese seguinte.

Muitos destes catequizandos sofrem de um problema muito comum... em casa não se fala de Deus, Jesus, da bíblia e afinal de tantos factos que fazem parte do nosso Povo Cristão, por isso há que responder ás mais variadas perguntas, mesmo que isso implique desviar-nos por completo do tema daquela catequese, e enveredar por outros caminhos, histórias, factos, assuntos...porque catequese é mesmo isto, ensinar e esclarecer... é para isso que ali estou...e espera-se um desafio enorme, mas construtivo.


Pronto deixo-vos com mais uma pg fantástica: " Mas porque é que eles tiveram que sair de casa para Jesus nascer num palheiro?..... Bem, tive que me rir...mas lá foi explicada tb...nada de deixá-los na dúvida e ignorância.



segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Parabéns!!!

Parabéns Sra. Doutora...lol...tinha que ser amiga.



Bem, a foto não é das melhores, mas é a que tenho...lol.
Tinha que te dar os parabéns de uma forma especial, porque sei que foi com muito esforço, trabalho, desilusões, aprendizagens, quedas e vitórias, que chegas-te ao fim desta etapa tão esperada. Conheço-te há pouco tempo amiga, mas sei que o percurso não tem sido fácil, mas com as pessoas que te amam, com a tua persistência, com a tua aprendizagem e com Ele...tens conseguido e vais conseguir muito mais.
Que a luz que segues, continue bem acesa no teu coração e na tua vida.

És uma menina: