terça-feira, 30 de novembro de 2010

A liberdade...

Recebo mensalmente uma pequena revista em tamanho, mas enorme em conteúdo. Chega-me a partir do Apostolado da Oração e chama-se “Cruzada”. A minha madrinha recebe esta pequena maravilha há muitos anos e lembro-me de a ler sempre que chegava a casa dela, adorava, até que há cerca de dois anos, me oferecida por ela…deste modo também eu a ofereço á minha grande amiga Iolanda.

Deixo-vos um texto que gostei imediatamente, não são grandes novidades, mas é sempre bom relembrar o significado de certas palavras e confrontarmo-nos com os nossos valores.



Quando se é jovem ou ainda imaturo, imaginamos facilmente que a liberdade, em nós, consiste em poder fazer arbitrariamente o que se quer, descansar livremente, ou jamais enfrentar qualquer contradição ou decepção.

Mas a verdadeira liberdade está na capacidade ou discernimento de cada um, no dinamismo da vida, no trabalho árduo, na esperança, na confiança, na fé…

Liberdade é termos a consciência tranquila, a certeza de que fizemos ou tentámos fazer o melhor em relação a nós e aos outros. É assumir responsabilidades e cumpri-las. É conseguir serenidade nos momentos mais difíceis da vida. É possuir ouvidos que ouvem, olhos que vêem e boca que pronuncia palavras construtivas. É não querer que os outros se modifiquem apenas para nos agradar, é respeitar as opiniões contrárias, saber perdoar, embora nem sempre possamos esquecer as ofensas. É aprender com os próprios erros. É ser sincero, dizer não, quando não, e sim, quando sim.

A liberdade que possuímos no nosso coração é a tranquilidade de nos aceitarmos a nós e aos outros, tal como somos, com muitos defeitos e algumas qualidades, procurando limar as nossas arestas, aceitando de bom grado a colaboração dos outros em relação a nós. É admitir que podemos não ter razão; e, mesmo que tivéssemos, não batalharmos por ela de forma a perder valores mais importantes. Às vezes, para mantermos a liberdade que habita no nosso coração, é preciso usarmos um poderoso aliado chamado silêncio. Quando alguém está irritado e fora de si, tentando humilhar-nos com o seu orgulho ou provocar-nos com a sua vaidade e arrogância, o silêncio, o perdão, a espera paciente pelo momento próprio, serão eficazes ferramentas construtoras de liberdade.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A Amizade...

A Amizade é aquilo que nos torna belos sem que estejamos maquilhados,

É quando retiramos a trave de todos os bons sentimentos para nos doarmos em espírito a alguém,


É amor sem necessidade de sexo,


Amigo é sinónimo de festa,


Distância não quer dizer afastamento,


Um não é sempre um sim adiado,


A amizade é selectiva. É um sentimento que dedicamos às pessoas que nos conseguem tocar a alma,


Raríssimos são os que possuem as senhas que abrem de verdade um coração,


Fidelidade, Sinceridade, Cordialidade, Amor, Respeito, Compreensão, Coração sem fechaduras,


Não é que o nível de exigência seja muito, os amigos verdadeiros é que são poucos…




Mais algumas pessoas podiam estar neste cantinho...algumas vezes a amizade não significa o tempo que dura, mas a qualidade e lembrança que deixa; são aquelas pessoas que nos marcam de uma maneira que não conseguimos explicar mas que nos fazem sorrir sempre que o nome mencionamos; que intemporalmente se tornam parte de nós...Um muito obrigada a todos os verdadeiros amigos que me têm acompanhado, que cruzaram o meu caminho, aqueles que se foram perdendo e aqueles que se mantêm há mais de vinte anos...aqueles que mesmo á distância conseguem ser um porto seguro e àqueles que felizmente estão tão perto quando é preciso...




Amizade...dos sentimentos, valor, o que lhe queiram chamar e o sentido que lhe queiram dar...é das coisas mais importantes neste mundo...***

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

"SOLTAR A CORRENTE" em festa....vem

PROGRAMA "SOLTAR A CORRENTE" NO CENTRO PASTORAL DE AVEIRO PARA SERÃO ACOLHEDOR...


Esta Sexta-Feira, dia 19 de Novembro, o Programa Soltar a Corrente vai estar em Festa! Decidimos sair do estúdio e ir ao teu encontro. O Centro de Acção Pastoral, (na Rua José Estevão n.º50, ao lado do Restaurante Zico) foi o local escolhido para a transmissão deste programa especial e temos uma série de surpresas que tornarão diferente a primeira noite do teu fim de semana! Vê só o que esta malta tem para ti...





21h - 22h - Programa Soltar a Corrente com o tema "Meios de Comunicação como armas evangelizadoras". À conversa teremos alguns convidados da área da comunicação como António Jorge, do Correio do Vouga, Rosa Sardo da Rádio Terranova, entre outros que vão passar pela antena..

(20h30-22h) - Enquanto o programa decorre, Aveiro será invadida pelos Firewandalix, uma equipa de animação de rua que andará a divulgar o programa a quem passa pelas ruas da cidade.Prometida está muita animação de rua e muita música!

(21h45) - Conheces a Igreja das Carmelitas na Praça do Tribunal?! Outros jovens da nossa Diocese estarão na Oração Taizé. No final estão todos convidados a juntarem-se ao serão do SOLTAR A CORRENTE.

22.30h/22.45h - Concerto da Equipa de Animação do SDPJV no CAP - Estás a ver aquele êxito musical que já não houves há séculos?! Concerteza que ele surgirá neste concerto. Estás a ver aquele teu amigo ou conhecido que só encontras em actividades do SDPJV?! Ele estará lá! Em tom outonal, convidamos-te para este serão SOLTAR A CORRENTE, para começarmos todos bem o fim-de-semana. Queremos celebrar contigo a vontade de Sermos + n'Ele..

(22.45h - 00h) - Durante o concerto teremos uma série de miminhos para ti. Só podemos garantir que sais de lá com uma boa dose de "musicol", o estômago aconchegadinho e o coração quentinho do "dar e receber" que caracteriza os jovens cristãos.
 
Já te sentes tentado!?

Aparece e traz um amigo!

Juntos podemos Ser + em Cristo...

É simples, é motivador, é humano e é cristão!*

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Esperança.... para ti...

Depois da Tempestade
E depois da tempestade,
Eu corro e corro enquanto a chuva vem
E eu olho para cima, eu olho para cima,
De joelhos e sem sorte,
Eu olho para cima.


A noite tem sempre empurrado o dia
Você deve conhecer a vida para ver a decadência
Mas eu não vou apodrecer, eu não vou apodrecer
Não essa mente e não este coração,
Eu não vou apodrecer.


E eu te peguei pela mão
E nós ficamos elevados,
E relembramos nossa própria terra,
Pelo que nós vivemos.


E chegará um tempo, você verá, sem mais lágrimas
E o amor não irá quebrar seu coração, mas descartar seus medos
Supere sua colina e veja o que você encontrar lá,
Com graça em seu coração e flores em seu cabelo.


E agora me agarro no que conheci
Eu vi exatamente o que era verdade
Mas oh não mais.
É por isso que eu continuo,
É por isso que eu continuo com tudo o que tenho.
É por isso que eu continuo.

Eu irei morrer sozinho e serei deixado lá.
Bem suponho que simplesmente irei para casa,
Oh Deus sabe onde.
Porque a morte é simplesmente tão completa e eu tão pequeno.
Bem estou com medo do que está atrás e o que está antes.

E chegará um tempo, você verá, sem mais lágrimas
E o amor não irá quebrar seu coração, mas descartar seus medos
Supere sua colina e veja o que você encontrar lá,
Com graça em seu coração e flores em seu cabelo.


E chegará um tempo, você verá, sem mais lágrimas
E o amor não irá quebrar seu coração, mas descartar seus medos
Supere sua colina e veja o que você encontrar lá,
Com graça em seu coração e flores em seu cabelo.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

just a thought ...

“Agora já sei para onde vou, qual o chão que piso. Nem sempre sei para que lado virar quando encontro um cruzamento, mas sento-me e espero até que o tempo ou a vida me ajudem a escolher a direcção mas segura.”