O Papa João Paulo II sentiu que devia haver uma cruz – um símbolo da nossa fé – próximo do altar principal na Basílica de São Pedro onde pudesse ser vista por todos. Uma grande Cruz de madeira, com 3.8 metros de altura, foi colocada nesse local de acordo com o desejo do Santo Padre. No final do Ano Santo, após o Papa ter encerrado a Porta Santa, confiou essa mesma Cruz aos jovens de todo o mundo, representados pelos jovens de Centro Juvenil de São Lourenço em Roma. Nesse momento, as suas palavras foram as seguintes:
“Meus queridos jovens, ao concluir este Ano Santo, confio-vos o símbolo deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Levai-a pelo mundo fora como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciai a todos que só na morte e ressurreição de Cristo é que poderemos encontrar salvação e redenção” (Roma, 22 Abril 1984).
Na mesma mensagem, o Papa realça a forma como a Cruz e o Dia Mundial da Juventude se unem intimamente: “Ao redor da „Cruz do Ano Santo‟, Dias Mundiais da Juventude nasceram e se desenvolveram como „momentos de repouso‟ ao longo da vossa viagem de jovens Cristãos; um constante e marcante convite a construir a vida sobre a rocha que Cristo é.” É conhecida como a “Cruz do Ano Santo”, a “Cruz do Jubileu”, a “Cruz do DMJ”, a “Cruz dos Jovens”, a “Cruz Peregrina”. Muitos são os que a chamam a “Cruz dos Jovens”, visto ter sido entregue aos jovens para a levar à volta do Mundo aonde e quando quer que seja.
JOVENS DE AVEIRO DÃO O PRIMEIRO PASSO, RUMO À JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE DE MADRID EM 2011
A Diocese de Aveiro recebe a Cruz das Jornadas, das mãos da diocese de Porto e Lamego, no próximo dia 11 de Agosto e a sua passagem pela nossa diocese será feita em festa com um Mini-festival da juventude no magnífico cenário do Cais da Fonte Nova (em frente à Fábrica Campos – actual edifício da Câmara Municipal de Aveiro) seguido de caminhada, pelo centro da cidade, com a cruz a fazer o percurso em moliceiro, ao longo do Fórum, subindo em procissão até à Sé de Aveiro onde haverá um tempo de oração e de Vigília, já com a presença das dioceses de Viseu e Guarda, equipas que continuarão a Peregrinação da Cruz em Portugal.
Durante a quarta-feira, em Aveiro, a Cruz ficará exposta na Igreja das Carmelitas (em frente ao tribunal) a partir das 10h00 da manhã até às 19h00.
AGENDA 11 de Agosto
10h00-19h00
A Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude ficará exposta na Igreja das Carmelitas (em frente ao tribunal);
20h00
Mini Festival da Juventude no Cais da Fonte Nova;
20h30
Peregrinação da Cruz em Moliceiro, pelo canal da ria, até Sé Catedral, com animação de jovens pelas margens do canal
21h00
Oração na Sé Catedral, presidida pelo Bispo D. António Marcelino (em substituição do actual Bispo de Aveiro, ausente do país) e entrega aos jovens de Viseu e Guarda.
EU VOU ... E ESPERO POR TI ... ELE MERECE
talvez nos encontremos à tarde, nas carmelitas:)
ResponderEliminarbjs