quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Amar a Vida...


Não fiz nenhum post de memórias ou qualquer tipo de balanço sobre 2012. Não escrevi o que esperava de 2013, mesmo sabendo que tudo depende de atitudes perante todos os obstáculos numa possibilidade infinita de oportunidades no mesmo ano. Mas sim, preciso de mudanças, melhorias, diferenças, atitudes, sorrisos e amor.
Ontem peguei num livro que a minha melhor amiga me deu no passado ano. Sobre o objectivo da oferta cresceu em mim um entusiasmo e enorme curiosidade por o ler. Fui lendo, ia encontrando frases e trechos interessantes, mas ia questionando-me: onde me leva isto tudo? Acho que tinha criado uma ideia de salvação que iria encontrar por magia neste livro. Ia lendo alguns capítulos, ia esquecendo livro por semanas, meses…de vez em quando retomava de onde tinha parado…e ontem foi um desses dias…encontrei este parágrafo de uma carta de uma das personagens.
 
 

…“Entre os que têm síndrome de pânico, tenho encontrado um desejo invejável de viver. Quando um ataque de pânico os atinge, o cérebro deles entra em estado de alerta, tentando-os proteger de uma grande situação de risco, um risco virtual. Ficam com taquicardias, ofegantes e suam muito, procurando fugir da síncope ou da morte, uma morte imaginária que só existe no teatro das suas mentes. Se aprendessem a recuperar a liderança do eu nas suas crises, seriam livres do carcere do medo. Quem dera que os que consomem drogas, os que vivem perigosamente, os terroristas, os que promovem guerras tivessem a consciência da finitude da vida e da grandeza da existência que os portadores da síndrome de pânico possuem. Apesar do sofrimento imposto pelo pânico, amam a vida. Queria amar a vida como eles a amam, viver cada minuto como fosse um momento eterno.”…

Eu tenho crises de pânico, e sinto uma vontade imensa de viver…mas achei a ultima frase verdadeiramente tocante…sim, é verdade quero amar e amo esta vida por mais obstáculos que se ponham nos meus diferentes caminhos a escolher…mas vou vivendo e quero viver mais e com mais afinco todas as oportunidades de Deus me dá de ser feliz.

2 comentários:

  1. é caso pra dizer como dizia santo agostinho: ama e faz o que quiseres!!!beijinho e bom ano!

    ResponderEliminar
  2. é um grande livro... Certamente vais gostar

    ResponderEliminar