quarta-feira, 18 de novembro de 2009

"Cátia...segue os teus sonhos..."

Ultimamente ouso muito a frase: " segue os teus sonhos...desafia-te...", nos últimos tempos, poderei falar de meses e até mesmo de anos, não têm sido fáceis, têm sido de indecisões, medos, incompreensões, "prisões na minha cabeça", amarras no meu coração... e eu não quero cair mais, não quero definhar mais...quero vencer, desafiar-me, perder os meus medos, sonhar e viver esses sonhos, concretizar, atrever-me, VIVER, AMAR...


Sim..."segue os teus sonhos" tem-me sido muitas vezes dito por amigos, familiares...mas hoje pela primeira vez foi-me dito e repetido por um adolescente do 7º ano, um miúdo de 12 anos, que me tem surpreendido pela sua maturidade, associada a uma alegria de viver, e responsabilidade.


Este grupo do 7º ano está realmente a surpreender-me, e o Quenedi em especial. Desde a semana passada que o tema era "Quem sou eu?", até para mim é difícil este tema, e pensei... que faço agora? Como abordar este tema com eles? Como  ajudá-los a conhecerem-se se eu tenho tanta dificuldade em conhecer-me a mim?


A semana passada não foi fácil, abordá-los assim a frio com perguntas : que te faz feliz? quais os teus valores? quais as tuas qualidades? quais os teus sonhos? Revelaram respostas muito vagas... não era de maneira nenhuma a abordagem correcta.


Por isso pensei e resolvi fazer uma coisa diferente...entreguei uma venda a cada um deles, ficaram admirados, mas a medo e curiosidade lá se vendaram, diziam que viam tudo, lol...ai é? Então acendo umas velas pela sala e apago a luz...já não se viam... era isso mesmo que eu queria. Eles sabiam quem estava na sala, os mesmos colegas de sempre, as mesmas catequistas de sempre...mas não se viam, apenas se iam ouvir. E realmente foi mais fácil abordar-mos as mesma questões, as respostas foram fluindo com mais sinceridade, menos medo, mais confiança...mais uma vez o Quenedi me impressionou, falava como se não tivesse 12 anos, como se já tivesse passado por muito...passou por algumas coisas sim, mas a maturidade, o que dizia...eram valores, eram conversas tidas com uma mãe preocupada com a integridade e personalidade de um filho, assim como com mais 3 irmãos.


Ele diz-se poeta, e sabem qual o sonho dele? Escrever mais poemas para que as pessoas encontrem a harmonia e a paz que necessitam quando os lêem...


Qual o teu sonho Cátia? Sei lá, ser Feliz, ter a vida que os meus pais têm...disse eu...Vive os teus próprios sonhos...disse-me ele, duas vezes...caiu-me tudo.

" Meu desabafo é abafado
 pela som da ignorância,
O grito fica apenas ecoado
no desespero e intolerância.
Estão todos amaldiçoados
por não entenderem as diferenças.
Não estamos mais acorrentados,
 mas estamos aprisionados
e sem paciência,
em opiniões sem lógica.
Nossas peles escuras não aguentam mais
e gritam em nossa voz pedindo paz
diferenças raciais
Entre humanos falta amor
Eles julgam-te por opinião mal formada, pela cor.
Lutamos em paz sem vingança,
igualdade racial é a nossa esperança."
Por Quenedi Pires (12 anos)

"Amigo é aquele que o tempo não apaga,
que a distância não esquece
e que a maldade não destrói.
É alguém que tu sentes a teu lado
mesmo estando longe...
Que vem para o teu lado quando choras
e nunca nega um sentimento sincero...
É um sentimento que de longe ganha lugar
no teu coração e tu não substituis por nada...
Ser amigo não é coisa de um dia...
São actos e palavras que se solidificam no tempo
e não se apagam mais,
Que ficam para sempre como tudo que é feito com coração!"
Por Quenedi Pires (12 anos)


E não é que Ele nos está sempre a suspreender mesmo?!

Sem comentários:

Enviar um comentário