quarta-feira, 4 de novembro de 2009

É com cada pergunta...

Isto de dar catequese a pré-adolescentes...(crianças maiores, jovens...como lhe queiram chamar, lol, porque ele fazem barulho como o "caraças"), está a demonstrar-se um desafio cansativo mas muito engraçado.

Então quando estamos muito concentrados a falar sobre um tema, que previamente preparámos em casa, estudámos, estruturámos até numa folha para não nos perdermos, não é que eles saem com perguntas dos mais variados temas...!!!

È vê-los distraídos, nós para ali a tentar ensinar algo, na nossa concentração e a jorrar palavras, quando um deles está entretido com uma simples página da bíblia  que tem uma figura, que por mais que ele tenta-se explicar eu não percebia e depois vi que era o presépio ... e me pergunta do nada: "Mas afinal porque se houve falar tanto de Jesus e Deus, e tão pouco de Maria e "este aqui"? ",
"Este aqui" era S. José... Após a explicação a esta pergunta, uma das rapariguitas vai e diz: "Mas a minha prof de história diz que não descendemos de Adão e Eva, mas sim dos australopitecos", vai uma pessoa fica a olhar (tipo, de onde saiu esta pg? eu nem estava a falar disto) e lá volto a esclarecer as dúvidas... quando dou por mim, estou a rir-me com as pg que se vão formando naquelas cabecinhas e expelidas pelas suas bocas, mas sempre a tentar esclarecer.

E esclarecer porque? Eu bem podia mandá-los calar, dizer que nem estávamos a falar daquilo, que não tinha tempo para lhes explicar, sei lá, mais uma infinidades de desculpas...mas não, tento sempre esclarecer aquelas cabecinhas, porque é o mais correcto a fazer, posso nem estar muito por dentro de algum tema, mas se assim é tb lhes digo que vou ver melhor e explico na catequese seguinte.

Muitos destes catequizandos sofrem de um problema muito comum... em casa não se fala de Deus, Jesus, da bíblia e afinal de tantos factos que fazem parte do nosso Povo Cristão, por isso há que responder ás mais variadas perguntas, mesmo que isso implique desviar-nos por completo do tema daquela catequese, e enveredar por outros caminhos, histórias, factos, assuntos...porque catequese é mesmo isto, ensinar e esclarecer... é para isso que ali estou...e espera-se um desafio enorme, mas construtivo.


Pronto deixo-vos com mais uma pg fantástica: " Mas porque é que eles tiveram que sair de casa para Jesus nascer num palheiro?..... Bem, tive que me rir...mas lá foi explicada tb...nada de deixá-los na dúvida e ignorância.



Sem comentários:

Enviar um comentário